Implante Dentário é um pino normalmente de titânio em formato de parafuso, posicionado cirurgicamente na região edêntula (sem dente) para substituir as raízes dos dentes. Muita gente tem dúvida a respeito. Então, vou responder algumas.
1. A PRIMEIRA PERGUNTA É SEMPRE A MESMA, QUANTO CUSTA UM IMPLANTE? É CARO?
Em primeiro lugar, preço é importante, porém, como se trata de um tratamento de saúde não pode ser tudo. Temos que levar em conta sempre a experiencia, o atendimento, a credibilidade e a confiança do profissional. Outra coisa, existem diferenças de preço entre marcas, tipos e até mesmo nos componentes onde serão construídos os dentes (prótese), sendo assim, este valor pode variar de profissional para profissional. Então, ao fazer uma avaliação tire bastante estas dúvidas. Não se preocupe, o Implante não é caro e sempre existem condições para pagamento.
2. O Implante já vem com dente? Como funciona?
Então, a resposta é NÃO. Para entendermos melhor, vamos dividir em duas fases.
2.1 O Implante é somente o pino de titânio que colocamos no osso. Posteriormente a esta cirurgia, espere-se um determinado tempo para que haja o osseointegração do implante com o osso.
2.2 Feito isto, ao se comprovar a osseointegração podemos confeccionar o dente (prótese).
3. Dói fazer Implante dentário?
A maioria das pessoas tem uma impressão errada do procedimento, portanto, acham que é dolorido. Podem tirar esta mal impressão da cabeça, pois não é bem assim. Existe sempre a diferença entre tensão, pressão e dor. O paciente pode ficar tranquilo, pois, é um procedimento indolor, pois utilizamos anestesia apropriada aplicada lentamente para se evitar desconfortos.
4. E a recuperação?
Pessoal, a recuperação é tranquila. No mesmo dia normalmente não temos observado nenhum desconforto, dor ao outros problemas associados, porem, é necessário repouso. Por precaução, o paciente deve tomar os medicamentos prescritos corretamente.
5. em quanto tempo depois podemos por o dente?
Normalmente, esperamos de 5 a 6 meses para poder partir para a confecção do dente (prótese). Este tempo vai depender de como foi a cirurgia, se houve alguma intercorrência, da qualidade do osso do paciente e do tipo de implante.
6. existe a possibilidade de eu sair com o dente no mesmo dia da cirurgia?
Vai depender também de alguns fatores. Se a cirurgia foi bem sucedida e houve um bom travamento do implante ao osso, existe sim a possibilidade da colocação de um dente imediatamente após a cirurgia, estes implantes são conhecidos de Implantes com Carga Imediata. Normalmente este procedimento é indicado para áreas estéticas, ou seja, dentes anteriores (frente).
7. quais os TIPOS DE IMPLANTE dentário?
7.1 Unitário (somente um dente).
7.2 Múltiplos (vários dentes).
7.3 Overdênture (prótese total móvel especial que se encaixa em 2 ou 3 implantes, aumentando a fixação, mastigação e conforto ao paciente).
7.4 Protocolo (prótese fixa confeccionada em cima de aproximadamente 5 implantes).